Pesquisar
Close this search box.

Programa Apendizagem do SENAC Santos inicia 1ª turma com alunos do Instituto Projeto Neymar Jr.

12/02/2020

Começou no dia 04 de fevereiro as aulas da 1ª Turma com alunos do Instituto Projeto Neymar Jr. que estão participando do Programa de Aprendizagem do Senac Santos. Essa parceria tem como objetivo formar e capacitar os jovens de 16 a 18 anos atendidos pelo projeto social para a inserção dos mesmos no mercado de trabalho na Baixada Santista.

O objetivo do Programa Aprendizagem, desenvolvido pelo Senac, é disseminar a responsabilidade social entre as empresas, de acordo com a Lei da Aprendizagem nº 10.097/00. O Senac possui três cursos dentro desse programa e no Instituto Neymar Jr. irá atuar com a Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Atualmente, o INJR conta com cerca de 200 jovens entre 16 e 18 anos, que estão aptos a participar do programa.

Nathalia Gomes, Coordenadora do Programa Aprendizagem no Senac Santos, falou sobre a expectativa desse início das aulas e como será todo o processo do primeiro mês até os jovens começarem a trabalhar efetivamente nas empresas, a partir do dia 21 de fevereiro.

“Depois de um longo processo seletivo entre as empresas parceiras do Instituto e do Senac, começamos hoje (04), finalmente, as aulas com os jovens. Então a gente fica 12 dias com eles, consecutivamente, preparando eles para o mercado de trabalho falando sobre postura e sobre a preparação deles até eles chegarem na empresa. Nesse período vamos fazer um processo intensivo de desenvolvimento com eles para que na hora que eles cheguem na empresa mais seguros das funções e das atividades que eles vão desempenhar”, explicou.

Kamilly foi selecionada pelo Mc Donald’s e falou sobre a expectativa de começar a trabalhar

A emoção e o nervosismo de participar da primeira entrevista de emprego foi marcante para Kamilly Sossa, aluna do INJR. Ela conta que ficou muito feliz quando recebeu a resposta do Mc Donald’s de que foi aprovada no processo de contratação da empresa. “Eu tive a entrevista com a Débora, no Mc Donald’s do shopping (Litoral Plaza em Praia Grande). Eu fiquei muito nervosa é claro, mas foi muito gratificante ela olhar para mim e falar que eu fui aceita”, contou.

Obrigatoriamente os jovens precisam estar matriculados e frequentando a escola e o Instituto para participar do programa. Desde o mês de dezembro de 2019, o Instituto Neymar Jr. e o Senac captaram empresas da Baixada Santista para aderirem ao programa e incluírem os jovens atendidos no mercado de trabalho. Os alunos passaram pela seleção das empresas após avaliação de curriculum e entrevista e iniciaram nesta terça-feira (04) como integrantes da 1ª Turma de alunos formada através desta parceria.

As empresas que aderiram ao programa contratando os alunos do Instituto até o momento são: Pernambucanas, Mc Donald’s, Prumo Engenharia e Santos FC. Durante fevereiro, os jovens serão introduzidos ao universo empresarial com atividades de capacitação profissional e no dia 21 de fevereiro terão seu primeiro dia de trabalho nas respectivas empresas.

Os jovens terão aulas todas as terças e quintas-feiras, das 18h às 22h, nas dependências do INJR, e no restante dos dias da semana, os adolescentes cumprem a carga horária nas empresas, pelas quais foram contratados.

As aulas com docentes do Senac oferecem suporte técnico em diferentes contextos sociais e culturais, como por exemplo, responsabilidade e comprometimento com as normas da empresa, comportamento, noções técnicas de informática, administração, matemática financeira, entre outros.

A rotina desse aluno será dividida entre a escola, as aulas do Senac e a rotina de trabalho dentro da empresa que o contratou. Nesse momento, o aluno também passará a ter um salário e benefícios de acordo com a função que irá exercer e previstos em registro de carteira de trabalho.