Neymar Jr é o jogador que mais dribla no futebol europeu

Mesmo lesionado, estatísticas apontam Neymar Jr como o jogador mais criativo

O drible continua sendo uma das principais armas de Neymar Jr contra os adversários dentro de campo. Mesmo com apenas cinco partidas disputadas na temporada de clubes 2019/2020 pelo Paris Saint Germain, o atacante lidera o quesito “dribles” entre os jogadores das principais ligas nacionais da Europa.

Os dados envolvem jogadores da Premiere League (Ingalterra), da Ligue 1 (França), Bundesliga (Alemanha), série A (Itália) e da Liga Espanhola (Espanha) até 24 de outubro.

Segundo levantamento feito pelo site “WhoScored.com?”, especializado em estatísticas no futebol, Neymar Jr dribla, em média, 4,8 vezes por jogo. O atleta é o único brasileiro no TOP 10 da lista dentro da categoria.

O número positivo segue crescente. Nos três primeiros meses de 2019, por exemplo, o camisa 10 do Paris já tinha alcançado os mesmos 4,8 dribles por jogo em 13 partidas do campeonato francês.

Já na temporada atual – a partir de agosto, Neymar Jr atuou cinco vezes, somando 450 minutos jogados e quatro gols marcados.

Criativo, o atleta usa o drible como artifício para “quebrar linhas” de marcação, acelerar o jogo e criar oportunidades para os companheiros. O recurso também é característica marcantes nos gols do camisa 10. Na partida contra o Lyon, no dia 22 de setembro, Neymar Jr recebe a bola dentro da área, enquanto é cercado por três adversários. Naquela ocasião, o drible foi fatal para superar os zagueiros e fazer o gol da vitória aos 43 minutos do segundo tempo.

Além dos dribles, o atacante também figura entre os melhores no quesito chutes a gol por jogo, conforme dados do “WhoScored.com?”. O brasileiro é o segundo da lista, com média de 5,4 chutes por gol, enquanto o português Cristiano Ronaldo, da Juventus (ITA), tem média de 6 no mesmo quesito.